Dez dicas essenciais para seu Home Office

Dez dicas essenciais para seu Home Office

Com as contingências dos últimos dias, o Home Office se tornou uma necessidade para as empresas que tem real preocupação com seus colaboradores. As tecnologias que proveem um Modern Workplace, permitem manter o pique do escritório dependendo do comprometimento de cada colaborador e nós da Class Solutions temos algumas dicas para auxiliar nesta tarefa:

Ambiente iluminado, com acomodação que permite uma boa postura e ventilação adequada.

1 – Separe um local para seu trabalho, de preferência que tenha condições para você se sentar com a coluna reta, boa iluminação e ventilação adequada;

2 – Converse com sua família. O time de casa pode ser nosso aliado ou um grande problema quando se trata de Home Office. Converse com eles e explique que você não está disponível, apesar de presente e que precisa da colaboração deles com silêncio para manter o foco e produtividade;

3 – Use o Microsoft Teams! Aplicativos como Telegram e Whatsapp são uma excelente ferramenta de comunicação, porém o que ocorre para maioria das pessoas é muitas vezes ter contatos pessoais e de trabalho associados ao mesmo número, e sejamos francos, é difícil resistir à tentação de trocar duas palavras com os amores, amigos ou familiares. Basta uma pequena distração para perder o foco, e levamos em média 23 minutos para recuperá-lo, segundo Gloria Mark, professora e pesquisadora da Universidade da Califórnia;

Evite o uso do celular, de preferência mantenha ele desligado.

Como solução sugerimos o uso do Microsoft Teams, que te proverá contato via conferências, chat e compartilhamento de arquivos, além da integração com toda suíte do Office 365, porém com a vantagem adicional de ser focado no trabalho e contatos profissionais.

4 – Mantenha seus horários. Nós seres humanos somos movidos por hábitos, Charles Duhigg já fala disso em seu poderoso livro “O poder do hábito”. Estar em casa pode dar aquela sensação de vou dormir mais 10 minutinhos e está tudo bem… Não caia nessa! O conforto de nossos lares deve ser usado a nosso favor, mas para isso é necessário manter seus horários de acordar, e realizar suas atividades.

Se você acorda muito cedo para ir ao trabalho, pode aproveitar o tempo que utilizaria no transporte público para fazer exercícios físicos ou estudar, mas evite cair na tentação de quebrar sua rotina dormindo até mais tarde, pois isso bagunçará seu hábito de trabalho e afetará sua produtividade, quebrando a confiança em sua capacidade de gerenciamento, consequentemente fechando as portas do Home Office após esta pandemia.

Atividades físicas ajudam a preservar a saúde.

5 – Mantenha-se conectado à intranet de sua empresa. O espaço virtual provido por uma intranet, é um dos pontos de ligação entre funcionários e organização essenciais para preservar arquivos, manter processos e estar informado em tempo real.

Uma intranet desenvolvida em Sharepoint é uma opção confiável com a garantia de qualidade Microsoft, para manter um ambiente de trabalho remoto ativo e seguro na nuvem. Nossas intranets desenvolvidas em Sharepoint seja a versão ágil com componentes rapidamente desenvolvidos e adaptados para sua necessidade, ou seja na versão moderna  permite compartilhar arquivos em tempo real, publicar notícias, acessar o catálogo de telefones dos colaboradores da empresa entre outras diversas possibilidades que farão seu trabalho fluir remotamente como se seu time estivesse junto no escritório;

6 – Se arrume. É tentador cair no desmazelo de trabalhar com o pijama e o cabelo sem pentear, afinal, ninguém está vendo não é mesmo?

Tomar banho e se vestir adequadamente vai mandar a seu cérebro uma mensagem para se preparar e continuar sua rotina habitual, ou seja, esqueça aquela camisa esburacada de político e a bermuda de cós frouxo que você usa quando está em casa.

Quando começamos a quebrar nossos hábitos de trabalho por estar em casa, tendemos a não levar tão a sério o que precisamos realizar, o que pode resultar em desorganização e nisso tiramos a credibilidade da nossa capacidade de realizar o trabalho em Home Office.

7 – Levante uma vez a cada duas horas. Para se manter saudável, os cientistas recomendam que você se levante e faça uma pequena caminhada para fazer o sangue circular nas pernas e oxigenar o cérebro. Aproveite para beber água 😊

Beber água é essencial para se manter saudável.

8 – Seja fiel aos prazos. Estar em casa não é desculpa para “esquecer” reuniões ou furar com entregas. Caso tenha dificuldade de lembrar, mantenha registro de seus prazos no calendário do Outlook e olhe sempre no início do dia as atividades que precisarão ser realizadas.

9 – Seja ético! Não é porque você está em casa, que vai “criar horas extras” com a desculpa que seu horário não deu. Lembre que trabalhar remotamente é um vínculo de confiança. E para os gestores que desejam exercer um controle remoto mais efetivo, recomendamos nosso aplicativo de Controle de Horas Extras, que além de registrar os pedidos de horas extras oferece o controle da aprovação destas, tudo na palma da sua mão.

10 – Se comunique! Estar em casa não é motivo para não realizar reuniões, ou não dar feedback de suas atividades, nestes tempos o trabalho remoto está assumindo a configuração de proteger a pessoa no isolamento físico, o que não quer dizer isolamento social.

Recomendamos o uso do Microsoft Teams para manter contato com seus gestores, seja por conferência ou chat e muita atenção aos e-mails no Outlook.

A Class Solutions continua funcionando durante a crise para ajudar seu negócio a se manter ativo! Entre em contato conosco e descubra como nossas ferramentas ajudarão a ativar um Modern Workplace ágil e eficiente para proteger todos na segurança do home office.